PÁGINA ATUAL DA DISCIPLINA

RESPOSTAS DAS PERGUNTAS FEITAS DURANTE O PERÍODO DE QUARENTENA.

 

Você pode perguntar, de forma anônima, ao professor Danilo neste link ou escrever lá em baixo desta página utilizando a sua conta do facebook. As respostas serão feitas em momento oportuno (sala de aula, nesta página para quem não for meu(minha) aluno(a) ou ainda aqui, caso seja questoões de meu(minha) aluno(a)).

RESUMÃO

UM POUCO DE TEORIA

MAPA MENTAL DO ASSUNTO

Equações da velocidade média, do movimento circular, do movimento uniforme e do movimento uniformemente variado. Significado da área e da inclinação de uma função e classificação de movimento.

Faltou falarmos sobre acoplamento de roldanas (ou polias ou ainda engrenagens), portanto aboradaremos isso aqui mesmo.

Engrenagens acoplatas por um eixo em comum:


Note que neste caso as velocidades angulares dos pontos A e B (ωA = ωB) e isso implica que TA = TB, fA = fB, vA/RA = vB/RB.


Engrenagens acoplatas através do contato:

Neste caso, as velocidades lineares dos pontos A, B e C são iguais (vA = vB = vC ) e isso implica que ωA RA = ωB RB = ωC RC. Podemos também escrever, considerando somente os pontos A e B, que RA fA = RB fB.

Note que neste caso, as engrenagens em contato giram em sentidos opostos (uma gira no sentido horário e a outra no anti-horário.


Engrenagens acoplatas por uma correia (ou corrente):

Observe que neste acoplamento e para os pontos A e B as equações envolvidas são exatamente as mesmas do item anterior (acoplamento por contato) sendo a única diferença o sentido de rotação das engrenagens: todas as engrenagens conectadas por correias (ou correntes, como na bicicleta) giram no mesmo sentido (ou horário ou anti-horário).

Assim, as velocidades lineares dos pontos A, B e C são iguais (vA = vB = vC ) e isso implica que ωA RA = ωB RB = ωC RC. Podemos também escrever que RA fA = RB fB.

Cinemática.

Hidrostática: Stevin, Pascal, Arquimedes e conceitos iniciais.

Hidrostática.

 

VÍDEOS RECOMENDADOS